Iron - O mito do buy and hold

Quando se fala de investimentos/especulação com ações temos basicamente dois métodos de atuação ou duas escolas: Buy and Hold (B&H) e Análise Técnica.

No B&H realiza-se a compra de ações de "boas empresas" com o objetivo de acumular patrimônio, nesta filosofia, a venda dos ativos são realizadas somente quando uma "boa empresa" deixa de ser boa, enquanto isto não ocorre, o investidor vai acumulando patrimônio por meio da compra periódica de papeis.

Os evangelizadores do B&H encontram suporte em diversos artigos e literaturas acadêmicas, estes mostram que uma carteira de empresas bem diversificada nunca fica no prejuízo quando o período de investimento é superior a 20 anos ou mais.

Eles também propagam a ideia de que, no longo prazo, o B&H supera qualquer outro tipo de investimento, como trading, títulos de renda fixa e similares, o que na maioria dos casos é verdade, no entanto, o problema reside naquilo que não é dito sobre o B&H:

  • Buy and Hold implica em ignorar as cotações ou os preços da ações, uma vez que esta estrategia requer a compra e manutenção de uma ação por um longo período de tempo, independentemente do preço ou valor da empresa de referencia. Em qualquer outra situação onde temos que tomar uma decisão de comprar qualquer coisa, o preço é sempre considerado, porque no mercado financeiro devemos nos comportar de forma diferente?
  • Tendo como base os custos e a volatilidade é possivel encontrar matematicamente um ponto ótimo para se permanecer comprado em uma ação, assim sendo, como uma estratégia que não realiza transações (compra e venda) pode fazer sentido? Isto implicaria em ter 0 transações como o ponto ótimo, o que é matematicamente uma inverdade.
  • Buy and Hold ignora a parte defensiva de qualquer estrategia de investimento - o controle de risco. No Buy and Hold o risco é algo que deve ser aceito ao invés de ser controlado, por exemplo, uma empresa que sofreu uma queda em sua cotação de 80% deve ser mantida em carteira, pois ela é uma boa empresa. Um caso real é a empresa GE que por muito tempo foi considerada uma "boa empresa", é perdeu aproximadamente 67% de seu valor em 12 anos, um outro exemplo recente é a CIELO, uma "boa empresa" que em menos de 500 dias perdeu 73% de seu valor de mercado.

O Buy and Hold não é uma estrategia ruim e não somos contra o seu modelo, o que nos gera desconforto é somente a forma simplista e ilusória de como o Buy and Hold é pregado e praticado, levando muitos a acreditar que ele se encaixa em qualquer situação e que pode ser ser utilizado por qualquer um, em qualquer momento e em qualquer cenário, sendo que na verdade esta é uma estrategia que deve ser utilizada somente em condições apropriadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos

Objetivos

Alocação