Objetivos

Como tudo na vida, antes de iniciarmos qualquer coisa devemos nos planejar e todo planejamento se inicia com um objetivo. Minha meta é adquirir a independência financeira e poder utilizar meu tempo livre em prol de outras pessoas.

Para fazer isto eu não poderei estar com uma idade muito avançada, minha mente e corpo deverão estar em sua melhor forma, assim sendo, minha IF terá que ser obtida no máximo até os 40 anos de idade. Hoje tenho 31 anos, então tenho 9 anos para cumprir meu objetivo.

Apesar de parecer pouco tempo, 9 anos podem ser uma eternidade e adquirir a IF neste intervalo de tempo não irá demandar muito esforço. Um bom planejamento deve, além de ter uma meta base, propor um objetivo desafio, algo que deixe a tarefa um pouco mais interessante e recompensadora, desta forma meu desafio será adquirir a IF aos 34. Resumidamente os pontos a alcançar serão:

Meta: IF aos 40 (9 anos)
Desafio: IF aos 34 (3 anos)

Definidos os intervalos de tempo, temos agora que calcular os valores para a IF. A IF por definição é: um valor cujos rendimentos permitem que um indivíduo viva sem a necessidade de gerar renda pela troca de sua força de trabalho.

Hum...E como defino este valor???

O cálculo do valor de IF deverá levar em conta os gastos atuais e o aumento de gastos decorrentes da idade, a soma destes valores deverão ser ajustados pela inflação e devemos considerar que o rendimento virá de uma aplicação sem riscos.

Gastos atuais: $5.000
Gastos por aumento de idade: $10.000
Inflação: 5% a.a
Aplicação sem riscos: Títulos públicos
Rendimento da aplicação: 7% a.a

Gastos totais: $15.000,00
Projeção de 9 anos + inflação: $23.200,00
Gastos anuais: $278.400,00
Patrimônio IF: $3.977.000,00

Feito os cálculos teremos como meta atingir a marca de 4 milhões em um intervalo 3 a 9 anos.

*Os valores de IF são somente projeções conservadoras, deveríamos considerar o IR que seria pago no resgate e a diferença entre o rendimento líquido e a inflação, mas tornariam os cálculos muito complexos. Ao chegar na marca de 4 milhões, certamente não irei investir somente em títulos públicos e a rentabilidade não será de somente 7%a.a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos

Alocação