Alocação

O mercado financeiro nos permite transformar dinheiro em dinheiro, ele funciona de forma similar ao mercado de trabalho, só que nele ao invés de trocarmos nossa força de trabalho por uma remuneração, trocamos a guarda de um montante de dinheiro por um "prêmio", prêmio este que nos é pago pelo risco que corremos ao confiar a guarda do nosso capital a um terceiro.

Diferentemente do mercado formal de trabalho, onde temos a garantia mensal de receita, no mercado financeiro podemos perder parte ou todo o capital alocado, assim sendo, se faz necessário ter uma estrategia de gerenciamento de risco, de modo a garantir que as perdas sejam minimas e pouco danosas.

Uma das melhores formas de mitigar o risco inerente deste mercado e garantir uma boa rentabilidade no médio/longo prazo, é realizar a diversificação de capital. A diversificação é a chave para o sucesso nos investimento e deve ser elaborada de acordo com os objetivos e conhecimentos do investidor.

O modelo de diversificação e gerenciamento de risco que pretendo adotar irá usar a seguinte tabela como base:


O capital de 100.000 foi utilizado somente para facilitar os cálculos, pois iremos iniciar com aportes mensais de 800 reais.

Note também que esta tabela será utilizada somente como base, no decorrer do processo podemos realizar ajustes nas alocações e migrações de capital, tudo irá depender das estrategias adotadas para cada tipo de produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos

Objetivos